segunda-feira, 23 de março de 2009

Peça pelo número







“Praga é um lugar onde a vida corre através duma propensão estreita entre a existência mundana e supramundana, e não há outro local onde esses dois mundos fiquem tão perto...”
Gustav Meyrink, escritor austríaco

Praga é a capital e a maior cidade da República Checa, situada na margem do Vltava. Conhecida como "cidade das cem cúpulas", é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural.

Esse esplendor se contrapõe a uma grande quantidade de mendigos que esmolam pela cidade. Durante o regime comunista, isso não acontecia, pois era considerado ilegal não ter um lugar para morar (solução simples para o problema: não tem onde morar? Teje preso!)
Após o fim do bloco soviético e a ‘Revolução de Veludo’ (que separou a República Checa da Eslováquia) isso mudou, hoje estima-se que hajam 5000 sem teto pelas ruas de Praga.
O que chama muita atenção é nesses mendigos é o modo como eles pedem; sempre prostrados de joelhos e com o rosto virado para o chão, quase que em uma prece. É algo que impressiona bastante.

Não sei se pela proibição do passado ou quem sabe só pela vergonha mesmo, mas eles não falam e nem olham nos olhos de quem passa, apenas ficam ali com um recipiente nas mãos esperando uma moeda. Quando vi um deles usando um copo do McDonald’s, me pareceu muito simbólico, era um momento que o regime comunista ainda pairava no ar, mas as corporações estavam entrando com fé no “mercado novo”.

Depois, comecei a reparar que vários outros mendigos também usavam os copos com arcos dourados... Seria só pela vasta oferta desses nas lixeiras ou os caras estavam fazendo um protesto - silencioso, como a própria mendicância?

Um comentário: